México em Números

segunda-feira, 21 de maio de 2007


Área: 1.964.375 Km²

População: 106.202.903 hab.


Independência declarada: 1810 (da Espanha)


Capital: Cidade do México


Moeda: Peso Mexicano (1 dólar – 10 ou 11 pesos mexicanos)


Idioma: espanhol, sendo reconhecidas oficialmente como línguas nacionais 62 línguas indígenas, das quais a mais falada é o nahuatl.


Maiores cidades: Cidade do México, Mérida, Guanajuato, Cancún, Acapulco


Fuso Horário: - 2 horas (em relação ao Brasil); - 5 horas (UTC)


Temperatura média: 23ºC, sendo a estação chuvosa de junho a setembro



História: a Cidade do México foi fundada pelos astecas e corresponde à antiga Tenochtitlán, que exerceu desde os tempos coloniais uma notável influência intelectual em toda a América Espanhola.

Esta antiga cidade correspondeu ao centro do Império Azteca ou Mexica. Foi fundada por Tenoch, no século XIV, quando uma das ilhas do lago Texcoco foi ocupada por um grupo de antigos mexicas (ou astecas). A ilha estava ligada por três calçadas à terra firme e era protegida por um sistema de diques. As calçadas Iztalapa, por onde entraram os espanhóis; Tlacopán, por onde Hernán Cortés fugiu; e Guadalupe, atravessadas por canais e decoradas por jardins flutuantes. A povoação possuía estradas, estreitas e sinuosas, interceptadas por canais labirínticos, palácios e templos. A disposição dos bairros residenciais refletia a estratificação social. O centro era "Teocalli", templo dedicado aos deuses guerreiro e da chuva.

Com a colonização espanhola, as casas típicas desapareceram, as ruas secaram e, na velha Praça de Teocalli, construiu-se a Praça Maior. Foi o conquistador Cortés que, a mando da Espanha, construiu a cidade sobre as ruínas da antiga cidade. Era dali que partiam todas as incursões espanholas efetuadas ao país e, em 1750, a cidade tornava-se a capital do vice-reinado.

A ocupação durou três séculos, até que Miguel Hidalgo, um padre da povoação de Dolores, proclamou o famoso "grito de Dolores", iniciando a independência. Esta foi conquistada três anos depois.

Independência: após a proclamação da independência, a 27 de setembro de 1821, os conflitos que se travaram até final do século XIX dificultaram o desenvolvimento da cidade. Nos princípios do referido século, a cidade expandiu-se e nasceram as primeiras "colônias" residenciais, mas após a revolução o seu crescimento populacional aumentou. A partir de 1920 desenvolveram-se novos planos de urbanização, até que em 1985 um terremoto

devastador

causou uma enorme destruição, deixando inúmeros mortos e desalojados.

Economia: o México possui a segunda maior economia da América Latina e a 12ª maior economia mundial (2009). Sua economia baseia-se no comércio, na indústria, na agricultura e na exploração mineira. As culturas dominantes são a cana-de-açúcar, o milho, o trigo, o sorgo, a laranja, a banana, a manga, o abacate, o feijão, o tomate, o limão, o melão, a batata, a cevada, o café, a soja, o arroz, o ananás, o morango, o algodão e a noz.

A expansão da agricultura e a criação de gado (30 milhões de cabeças de gado bovino) tiveram um enorme impacto sobre as áreas de floresta que, no período de 1981-90, desapareceram à razão de 6,8% em cada ano.

A indústria extrativa engloba o petróleo, o ferro, o zinco, o cobre, o chumbo, o magnésio, o mercúrio, a prata, o ouro, o sal, a gipsita, o enxofre e a barite. Os produtos industriais são os equipamentos para os transportes, os produtos alimentares, as bebidas, o tabaco, os produtos químicos, metálicos e minerais, os derivados do papel e os têxteis. Os principais parceiros comerciais do México são os EUA, Espanha, Alemanha, Canadá e Japão.

Jornais: Diario de Mexico; Diario Monitor; El Centro; El Universal; El Economista; La Prensa.

Comidas típicas: burritos, fajitas, taco, guacamole, feijão frito, molho de tomate com pimenta, sorvete frito.

O que visitar: Cidade do México, Cancún, Mérida, Guanajuauto, Acapulco, Oaxaca, Palenque, Chichen Itzá, Tulum, Playa Del Carmen, Cozumel e Islas Mujeres.

Palenque, Chichen Itzá e Tulum (ruínas à beira da praia) são os mais importantes sítios arqueológicos. As praias de Cancún são impressionantes, com águas que variam da cor verde a azul, muito limpas e cristalinas. Outros lugares que merecem a visita são o Parque Eco-arqueológico de Xcaret e a Ilha de Holbox.

Curiosidades: é o país mais desenvolvido que visitamos na América Central. O setor hoteleiro de Cancún parece “Miami”, repleto de shoppings centers, centros comerciais, restaurantes, bares e cassinos.

Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Translate this blog

Postagens populares

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP