Nicarágua em Números

segunda-feira, 7 de maio de 2007



Área: 129.494 Km²

População
: 5.359.759 hab.

Independência declarada
: 03 de novembro de 1821 (da Espanha)

Capital
: Manágua

Moeda
: Córdoba (1 dólar – 18 córdobas)

Idioma
: espanhol

Maiores cidades
: Manágua, León, Chinandega, Masaya, Granada

Fuso Horário
: - 3 horas (em relação ao Brasil); - 6 horas (UTC)

Temperatura média
: 27 ºC, sendo que a estação de chuvas vai de maio a outubro.

História
: a Nicarágua é o maior país da América Central, com área de 129.494 km². É limitada ao norte por Honduras, ao sul pela Costa Rica, a leste pelo mar do Caribe e a oeste pelo Oceano Pacífico. A Nicarágua pode ser dividida em três principais regiões: Planície do Pacífico, Montanhas do Centro-norte e Planície Caribenha ou Costa dos Mosquitos. A Planície do Pacífico apresenta clima quente e terras férteis recortadas por cerca de 40 vulcões. É nesta região que se encontram as principais cidades do país, Manágua, Granada e León. Os lagos, as chuvas e o solo fértil fazem da agricultura a principal atividade econômica desta região. O Lago da Nicarágua apresenta mais de 400 ilhas e é o maior lago do país e liga-se ao mar do Caribe através do rio San Juan.
A região Centro-norte apresenta diversas montanhas e vales. O solo é também bastante fértil, favorecendo a agricultura. O ponto culminante do país, o Pico Mogotón (2103), encontra-se nesta região, bem próximo à fronteira com Honduras.
A Costa dos Mosquitos representa quase a metade do território nicaragüense e abriga os principais rios do país. É a região menos povoada, com vegetação de savana e florestas tropicais.
O clima do país varia conforme a região e a altitude. A Planície do Pacífico apresenta clima quente e uma estação seca e outra úmida. O índice pluviométrico desta região é de 1900 mm anuais. A Costa dos Mosquitos tem clima quente e úmido, com índices pluviométricos anuais em torno de 3300 mm. A região montanhosa, no entanto, tem clima mais frio.


Economia: a economia nicaragüense é, sobretudo, agrícola. Os depósitos de material vulcânico enriqueceram o solo, o que torna o país extremamente fértil. Quase a metade do território está coberta por selva. Além disso, o país conta com depósitos de ouro, prata, sal e cobre. Café, algodão e banana são os principais produtos agrícolas. Outros cultivos destacados são: cana de açúcar, milho, frutas (laranja, banana e abacaxi), arroz, mandioca, sorgo (cereal semelhante ao milho) e feijão.
A Nicarágua é um dos primeiros países da América Central em criação de gado; em 2003 o país contava com 3,50 milhões de cabeças de vaca, 4.350 de ovinos, 405.000 de suínos e 6.800 de caprinos.

Geografia: a Nicarágua é a maior das repúblicas da América Central
, ao sul do México, situada entre o Caribe e o Pacífico.
Há montanhas vulcânicas ativas paralelas à costa ocidental. O sul é dominado pelos lagos Manágua e Nicarágua. O clima é tropical, com chuvas em maio e outubro. A agricultura é a principal atividade econômica com algodão, café, cana-de-açúcar e frutas como principais exportações. São extraídos ouro, prata e cobre.

Jornais: La Prensa, El Nuevo Diario, La Jornada, Trinchera, Bolsa de Notícias.

O que visitar: Granada e León (cidades coloniais, mas já não tão conservadas). Granada possui bons hotéis e grande variedade de restaurantes. Na praça central, há várias charretes oferecendo passeios. Indo em direção à fronteira com Honduras, passamos pelo vulcão San Cristóban (inativo). León é maior que Granada.


Comidas típicas: a maioria dos pratos tem o milho como ingrediente básico: "el rondon", "wabul", "buña". “Gallo pinto” (preparado com arroz pré-cozido, envolvido com o feijão encarnado) e “nacatamal” (espécie de pamonha salgada, feita com milho e manteiga) são manjares imperdíveis durante uma visita ao país. Os pratos incluem também mariscos e deliciosos frutos do mar. Quanto à bebida, a "chicha”, derivada do milho, é tradiconal.


Curiosidades: a população é extremamente machista. Mulheres não podem andar de saias curtas, que correm o risco de serem seguidas pelos homens. Infelizmente, é o lugar da América Central mais perigoso para as mulheres que viajam sozinhas. Foi onde mais tivemos problemas com o atendimento. As pessoas são bastante hostis e grosseiras.

Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Translate this blog

Postagens populares

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP